Óleo de coco e a performance no treino

Publicado a 22 de Julho de 2016 . Na categoria:Agenda Artigos Notícias & Artigos .

 

Nos últimos tempos o óleo de coco tem sido um alimento bastante falado e apreciado no mundo do desporto pelos inúmeros benefícios que apresenta.

O óleo de coco é rico em ácidos gordos, nomeadamente ácido láurico, sendo este um triglicérido de cadeia media (MCT). Este é um ácido gordo facilmente digerido e absorvido pelo organismo através do lúmen intestinal, sendo utilizado como fonte imediata de energia, uma estratégia utilizada por muitos atletas de forma a aumentar os níveis de energia sem aumentar a quantidade de açúcar ingerido. Esta estratégia é maioritariamente utilizada por atletas que estejam a seguir um plano alimentar reduzido em hidratos de carbono.
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Apesar de ser absorvido rapidamente, não altera a resposta insulínica (mesmo a pós-prandial) conseguindo atravessar a membrana celular sem necessitar de auxílio de L-carnitina, serve de fonte de energia imediata.

Têm sido adicionados MCT’s a alguns suplementos alimentares, principalmente suplementos energéticos, extraídos do óleo de coco ou de palma, difíceis de obter através da alimentação e que se encontram no óleo de coco ou no leite materno.

Outra grande vantagem é a perda de massa gorda, especulando-se se o facto de não alterar a resposta insulínica pode promover a perda de massa gorda, devido também a uma maior utilização mitocondrial que acelera o metabolismo.

Quanto à quantidade de óleo coco a ingerir diariamente, poderá ingerir até 10g por dia.

Comece já hoje a incluir este fantástico óleo na sua alimentação!

 

Be Healthy, Be Strong, Be Balance.

Bernardo André, Nutricionista Balance.

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