O envelhecimento é cada vez mais evidente um pouco por todo o mundo e em Portugal acompanhamos esta tendência, assistindo a um aumento da faixa etária da terceira idade.

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Todos sabemos que a inatividade e os processos degenerativos característicos da idade reduzem a aptidão física e têm implicações enormes na qualidade de vida. As quedas são um dos mais sérios problemas associados ao avançar da idade. A falta de equilíbrio em conjunto com a perda de massa muscular e a osteoporose são determinantes na restrição da mobilidade e consequente perda de autonomia, se a prevenção não for a adequada.

Perante este cenário torna-se fundamental garantir a autonomia funcional desta população. A principal recomendação da ACSM (American College of Sports Medicine) na redução e prevenção do risco de quedas baseia-se num programa de exercício físico orientado, que integre o treino de equilíbrio e que promova o aumento da resistência e a melhoria da densidade mineral óssea.

O treino personalizado é a forma mais aconselhada de treinar, transmitindo segurança e motivação. No Balance Health Club encontra profissionais certificados e competentes para o ajudar. Temos intensificado esforços para incentivar os seniores a treinar, beneficiando de programas de treino e aulas específicas adaptadas às suas capacidades, ajudando a melhorar a sua qualidade de vida.

Se está cheio de vontade de começar a treinar, antes de iniciar um programa de treino ou participação em aulas de grupo, deve sempre realizar uma avaliação inicial com um dos nossos professores. Seja qual for a sua opção de treino, para que possa ver resultados mais rápido, aconselhamo-lo a treinar pelo menos 2 vezes por semana. E lembre-se, o importante é mesmo nunca parar!

 

Romão Silva

Coordenador de Sala de Exercício e Treino Personalizado Balance Health Club

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