O “Text Neck” – Unidade de Saúde Balance

Publicado a 23 de Novembro de 2016 . Na categoria:Agenda Artigos Notícias & Artigos .

 

Muitas vezes, achamos que a nossa postura enquanto trabalhamos ou a maneira como nos sentamos a descansar no sofá, são a causa para as chamadas “dores de pescoço”. No entanto, existem coisas que nos podem trazer consequências tão ou mais graves do que os factores enumerados anteriormente: telemóveis, tablets, computadores portáteis, etc. Segundo estudos norte-americanos, passamos em média, entre 2 a 4 horas diárias, ou seja, 700 a 1400 horas por ano, com uma postura incorrecta decorrente da utilização destes aparelhos.

Os especialistas chamam-lhe “Text Neck” ou “Pescoço SMS”.

Inclinar a cabeça, aproximando o queixo do peito, para olhar para o telemóvel para jogar, ver o e-mail ou enviar mensagens exerce uma carga nas vértebras cervicais, de 5 até aos 27kg – é praticamente o mesmo que levar “às cavalitas” durante várias horas, uma criança de 8 anos.

Com o manter desta postura ao longo do tempo vão surgir vários problemas:

– Lesões musculares (maioritariamente espasmos) e disfunções articulares na coluna cervical e torácica – dor nestas regiões mas também ao nível, de todo o membro superior;

– Lesões ao nível do sistema nervoso (compressões nervosas);

– Cefaleias e enxaquecas;

– Hérnias discais;

– Degeneração precoce das vértebras;

– Problemas gastrointestinais;

– Diminuição da capacidade de expansão torácica e, por conseguinte, dificuldades respiratórias;

– Alteração da curvatura fisiológica da coluna.

Text-neck-940x1024

 

Não defendemos que as novas tecnologias sejam banidas da nossa vida diária, no entanto, há que haver moderação. Recomendamos que tenham estes aparelhos alinhados com os vossos olhos, sem dobrar o pescoço, de maneira a que possam continuar a usufruir dos mesmos. A prática regular de exercício físico, bem como a ida a consultas de Fisioterapia e/ou Osteopatia com o objectivo de resolver os problemas menores, contribuem para que os problemas maiores possam ser evitados.

 

 

Carlos Patrício

Fisioterapeuta da Unidade de Saúde Balance

Inscreva-se

na nossa newsletter

Nós contactamos

deixe-nos o seu contacto

www.balance.pt | geral@balance.pt | comercial@balance.pt | Telf: 262083054 | 918078788 | Polo São Cristóvão, Caldas da Rainha desenvolvido por: