Sente desconforto quando está muito tempo sentado? Dor nas nádegas e nas pernas? Já ouviu falar na “falsa ciática”? Apesar da sua reduzida dimensão, o músculo piriforme pode ter um grande impacto na liberdade do movimento humano.

O músculo piriforme ou piramidal (Piriformis) é um pequeno músculo que tem como origem a face anterior do sacro, inserindo-se no bordo superior do grande trocânter, ao nível do fémur. Este músculo é inervado pelos nervos espinhais provenientes das raízes nervosas de L5 a S2. Além de ser um auxiliador da estabilização da articulação da anca é responsável pela rotação externa, abdução e extensão da mesma.

Quando este músculo está contraturado ou em espasmo, várias são as queixas do paciente, desde dor na região do glúteo, formigueiro até ao joelho, dificuldade em alongar, entre outras. A este acontecimento, juntamente com a sintomatologia descrita damos o nome de Síndrome do Piriforme.

A Síndrome do Piriforme tem sido descrita como uma dor neural da nádega, anca e parte posterior da coxa, podendo mesmo chegar ao joelho, causada pela irritação do nervo ciático por hipertrofia/espasmo deste músculo. A dor é causada pela pressão aplicada pelo piriforme no nervo ciático, já que este passa abaixo e por entre as fibras musculares do primeiro.

Piriformis

O piriforme ao entrar em espasmo, pode activar os seus pontos-gatilho (trigger-points), causando uma sensação de ardor numa área bem definida (ver figura).

A dor associada a esta síndrome é muitas vezes confundida e interpretada como sendo os sinais e sintomas da compressão da raiz do nervo ciático ao nível da lombar, por hérnia discal. Muitas vezes, associada à dor, verifica-se a existência de parestesias (“formigueiro”) no mesmo trajecto da mesma.

As causas responsáveis pelo aparecimento desta síndrome poderão ser muitas, no entanto, o mau aquecimento antes da actividade física e a falta de alongamento parecem ser as mais frequentes. Existem estudos que referem que os rotadores externos da anca, como é o caso do piriforme, são os músculos menos alongados da parte inferior do corpo.

 

Carlos Patrício

Fisioterapeuta da Unidade de Saúde Balance

Inscreva-se

na nossa newsletter

Nós contactamos

deixe-nos o seu contacto

www.balance.pt | geral@balance.pt | comercial@balance.pt | Telf: 262083054 | 918078788 | Polo São Cristóvão, Caldas da Rainha desenvolvido por: