Physio Talks 8- 5Exs Hallux ValgusO Hallux Valgus, vulgarmente conhecido por “Joanete”, é um grande causador de dor na região lateral do pé, o que posteriormente leva à alteração do próprio padrão de marcha do indivíduo. Neste Physiotalks decidimos aconselhar alguns exercícios que podem ajudar a reduzir a deformação e por consequente a dor. Atenção que os exercícios propostos não eliminam o problema.

 

  • Alongamento da musculatura dos dedos dos pés, nomeadamente flexores e extensores

Alongar a musculatura que integra os dedos dos pés ajuda a manter os metatarsos e as falanges mais móveis e a diminuir a dor. Deve incidir-se mais no grande dedo, uma forma mais eficaz de alongá-lo é usar as mãos.

 

  • Tracção

Está provado que a tracção é benéfica para pessoas com problemas de coluna e que pode ser usada para manter a mobilidade do grande dedo. Com os dedos da mão agarre o grande dedo e puxe como se o quisesse arrancar do pé, aguente em tensão durante cerca de 15 segundos.

 

  • Exercícios resistidos

Os exercícios resistidos são bastante recomendáveis. Utilize uma toalha, um cinto ou uma banda elástica em volta do dedo grande e realize conjuntamente dois movimentos, o de puxar para cima e para fora.

 

  • Rolamento da bola

Coloque uma bola pequena no chão e com o pé em cima da bola massaje toda a região plantar durante pelo menos 2 minutos. Deve incidir nas zonas em que sinta maior tensão.

 

  • Apanhar berlindes

Espalhe alguns berlindes no chão e apanhe-os com os dedos dos pés, tente utilizar maioritariamente o dedo grande.

 

 

André Pinto

Fisioterapeuta na Unidade de Saúde Balance

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