A ceia é uma refeição que deve ser frugal mas que forneça nutrientes essenciais e necessários à manutenção da massa muscular, como é o caso da proteína.

Alguns dos alimentos podemos escolher para esta refeição antes de nos deitarmos são?

 

Caseína – é uma proteína proveniente do leite, que quando em contacto com os sucos gástricos coagula, tornando a sua digestão mais lenta. Isto garante que o fornecimento de aminoácidos ao músculo seja lento e dure durante da noite. A caseína micelar é a forma mais eficaz, pois são precisamente as micelas de caseína que têm a propriedade de coagular.

 

Queijo fresco – é um alimento rico em proteína de alto valor biológico, principalmente caseína, tornando-se um alimento perfeito para incluir na ceia.

 

Iogurte – trata-se de uma fonte proteica de alto valor biológico, que embora em menor quantidade que o queijo fresco também possui caseína, e que pode incluir numa refeição que se quer leve, mas saciante.

 

Frutos secos – são dos melhores multivitamínicos que a natureza nos oferece, fornecendo ainda vários minerais e ácidos gordos benéficos à saúde. Ao adicionar frutos secos à sua fonte proteica estará a aumentar o tempo de digestão e, com isso, o fornecimento de aminoácidos ao longo da noite.

 

As Nutricionistas da Unidade de Saúde Balance

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