O músculo Psoas-ilíaco, tal como o nome indica, é o conjunto de dois músculos que se situam na cavidade abdominal, por detrás dos órgãos, desde a última vértebra torácica e todas as lombares, até ao fémur. Tem como função principal fazer flexão da anca, mas também é responsável pela flexão do tronco, quando por exemplo nos levantamos duma cadeira.

Quando passamos muito tempo sentados, quando praticamos desportos que envolvam em demasia o uso dos membros inferiores ou depois de longas caminhadas é provável que este músculo se espasme, provocando tração anterior da lombar e, por consequência, lombalgia.

De seguida, são apresentadas 3 formas para alongar este músculo:

 

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Coloque a perna a alongar com a anca em extensão (pendurada no banco), o joelho dobrado e o membro inferior repousado em cima do banco.

Efetuar Retroversão da bacia, tentando “colar” a lombar ao banco e aumentar a extensão da anca do membro a alongar.

 

 

 

 

 

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Coloque-se em “posição de cavaleiro” com o membro a alongar bem apoiado e para trás.

Deve contrair os abdominais de forma a não “arquear” a lombar.

O outro membro fica à frente com o pé apoiado e joelho dobrado.

Para aumentar o alongamento, avance o joelho da frente em direção ao pé.

 

 

 

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Deitado, agarramos o pé do membro a alongar, com a mão do lado contrário.

A outra mão aproxima o joelho do ombro do mesmo lado.

 

 

 

 

 

André Pinto,

Fisioterapeuta na Unidade de Saúde Balance

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