O Foam Rolling é uma técnica de alongamento baseada na auto-libertação miofascial, que se tem evidenciado bastante no fitness e na reabilitação, essencialmente de desportistas e praticantes de Crossfit. Esta eficaz e simples apresenta resultados positivos na libertação miofascial, no alívio da tensão muscular e no aumento das amplitudes articulares.

O uso regular desta técnica, durante alguns minutos, antes ou após o treino, permite que consiga obter melhores resultados ao nível da flexibilidade, recuperação muscular, eficiência de movimento, inibição de musculatura hiperativa e redução de dor.

 

De seguida, são apresentados 3 exercícios que pode realizar na região lombar:

 

Untitled10Com o Foam Roller colocado sobre a região lombar, puxe a sua perna esquerda e abrace o joelho esquerdo em direção ao peito. Role desde o final da última costela da caixa torácica esquerda até à zona dos glúteos. Repita 10-12 vezes de uma forma lenta e constante. Depois repita para o outro lado.

 

Untitled11

 

Com o Foam Roller colocado debaixo dos seus glúteos, traga a sua perna direita para cima e coloque o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo. Role sobre o lado da sua anca direita. Repita 10-12 vezes de uma forma lenta e constante. Depois repita para o outro lado.

 

 

Untitled12

 

Comece por se deitar de lado com o Foam Roller por baixo da região lateral e superior da coxa. Com a ajuda das pernas e braços, role o Foam Roller por todo o comprimento da sua Banda Ilio-Tibial, desde a região lateral e superior da coxa até à região lateral do joelho. Repita 10-12 vezes de uma forma lenta e constante. Depois repita para o outro lado.

 

 

André Pinto,

Fisioterapeuta na Unidade de Saúde Balance

Inscreva-se

na nossa newsletter

Nós contactamos

deixe-nos o seu contacto

www.balance.pt | geral@balance.pt | comercial@balance.pt | Telf: 262083054 | 918078788 | Polo São Cristóvão, Caldas da Rainha desenvolvido por: