Estudos indicam que as respostas do nosso corpo aos diferentes estímulos e situações diárias dependem da idade e da atividade física do indivíduo; ou seja, com o avançar da idade vamos perdendo a capacidade de reagir rapidamente a uma adversidade (um tropeção, por exemplo) e quanto mais sedentários, maior é o nosso tempo de reacção e menor é o nosso equilíbrio e resposta muscular. Podemos então concluir que os idosos sedentários apresentam um elevado risco de queda, não só pela sua idade, mas também por não praticarem qualquer tipo de exercício físico.

Os seguintes exercícios, como intervenção única e associados a caminhadas ou hidroginástica, ajudam e podem prevenir quedas em idosos. A realização dos exercícios de forma única e isolada não apresenta grandes benefícios, pelo que aconselhamos a sua realizaçã pelo menos 2 vezes por semana.

 

Exercício 1

Realizar 2 séries de 15 agachamentos com apoio de uma cadeira; a forma mais simples e segura de realizar este exercício é sentar-se e levantar-se da cadeira.

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Exercício 2

Em pé e agarrado a uma superfície estável dobrar ou elevar alternadamente os joelhos, ficando apoiado numa só perna. Deve-se fazer 2 séries de 20 repetições.

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Exercício 3

Em pé e sem apoio, realizar deslocamentos laterais para um lado e depois regressar. Deve realizar 2 séries de 10 passos laterais para cada lado.

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André Pinto,

Fisioterapeuta na Unidade de Saúde Balance

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