Exercício 1

tornozelo1

Libertação Miofascial do Tricípete Sural (Gémeos + Solear). Sentado, com o membro a trabalhar em extensão e o outro “cruzado por cima”, desloque-se para a frente e para trás, à custa do movimento do tronco e dos braços que se encontram apoiados atrás. Faça 2/3 séries de 30s-1min, por cada lado.

 

Exercício 2

tornozelo2

Coloque-se na “posição de cavaleiro” com o tornozelo a trabalhar à frente, com um elástico, com uma tensão razoável, na face anterior da articulação. Leve o joelho para a frente o mais possível, em direção ao pé, sem levantar o calcanhar. Faça 2/3 séries de 1min, por cada lado. Depois de cada série avance um pouco mais o joelho.

 

Exercício 3

tornozelo3

tornozelo4

Coloque-se em posição de agachamento, no final da amplitude. De seguida, coloque uma barra com “bolachas” em cima das coxas, próxima dos joelhos. É suposto que com o peso da barra os joelhos avancem para a frente, em relação aos pés, sem levantar os calcanhares. Para aumentar a dificuldade do exercício, pode colocar os braços por cima da barra, e fazer força como se estivesse a fazer flexões.

 

 

Os Fisioterapeutas da Unidade de Saúde Balance

 

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