Pensa que todos os petiscos de verão são terríveis? Pense outra vez! Vamos ver 3 exemplos de petiscos que à primeira vista parecem uma machadada na dieta, mas não o são!

 

Caracóis: sabia que o caracol é rico em água e proteína? Por isso mesmo, além de nutritivo, é baixo em calorias! É ainda rico em minerais como o magnésio e o ferro, vitamina E (que existe quase em exclusivo nos óleos vegetais e frutos gordos) e contribui ainda com ómega 3. Além disso, a forma como se come esta iguaria, que demora o seu tempo, contribui para refrear o apetite de final de praia!

 

Amêijoas à Bolhão Pato: as amêijoas são riquíssimas em vitamina B12, zinco, selénio e cálcio, contribuindo ainda com ómega 3, apesar do seu reduzido teor lipídico. Apesar de sofrerem de má fama relativamente ao teor de colesterol, este é relativamente baixo, não sendo por isso razão para não consumir este petisco.

 

Salada de Polvo: muitas vezes “acusado” de ser um acumulador de metais pesado, na realidade os níveis destes compostos que o polvo possui não são alarmantes. Com excelente teor de ferro e zinco, fornece ainda uma grande quantidade de vitamina B12, fornecendo também ómega 3, apesar de não se tratar de pescado gordo. Embora de alguns pratos típicos possam desvirtuar estes benefícios (como quando cozinhado à lagareiro, abusando-se no azeite), uma simples salada em que ao povo cozido se adiciona cebola, salsa, pouco azeite e vinagre é uma forma saborosa e saudável de o consumir.

 

Em qualquer uma das opções, são os acompanhamentos do petisco que o tornam perigoso. Abstenha-se de molhar o pão no molho (especialmente se o pão vier com manteiga!), limitando a quantidade, e modere o consumo de cerveja a acompanhar! É caso para dizer: cuidado com as más companhias!

 

Nutricionistas da Unidade de Saúde Balance

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