NutriTalks #14 – 4 Estratégias para Comer Menos

Publicado a 7 de Setembro de 2017 . Na categoria:Artigos Notícias & Artigos .

 

Frequentemente os erros alimentares que observamos prendem-se com as quantidades e não com a qualidade das escolhas alimentares. Que estratégias podemos adoptar para comermos menos?

 

Não salte refeições: não existem provas científicas que demonstrem que o fracionamento alimentar resulta melhor do que apenas comer as 3 principais refeições. No entanto, na prática, quando saltamos as refeições intermédias tendemos a chegar com muita fome às refeições principais. Neste estado, facilmente se coloca no prato mais comida do que a efectivamente necessária, excedendo-se as necessidades calóricas.

 

Inclua uma fonte proteica em todas as refeições: este é um nutriente muito saciante e que contribui para que uma refeição seja realmente satisfatória. Além das fontes óbvias como a carne e o peixe, temos também os ovos, atum em lata ao natural, queijo fresco ou o iogurte como fontes fáceis de incluir nos lanches.

 

Durma bem: vários estudos confirmam que quem passa uma noite “em branco” ou com fraca qualidade de sono, tende a sentir mais fome no dia seguinte, bem como maior apetite por alimentos açucarados e ricos em gordura.

 

Não coma em frente à televisão: quando se come em frente à televisão (ou com o telemóvel à mesa!) adiciona-se à refeição o factor distracção. Facilmente ingerimos mais do que devemos distraidamente. Opte por comer num local sossegado ou, se não dispensa de todo ter a televisão ligada, leve para a mesa/sofá apenas a porção que irá comer.

 

Nutricionistas da Unidade de Saúde Balance

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