Independentemente do objetivo principal de cada atleta, todos os praticantes de exercício têm algo em comum: fazer uma rápida recuperação dos seus treinos. Posto isto, deixamos-lhe algumas dicas de alimentos e suplementos para o ajudar:

 

Ómega 3 – esta gordura é um ótimo anti-inflamatório. Estudos comprovam que consumir este nutriente numa refeição posterior ao treino, contribui para a diminuição das dores musculares;

Própolis – esta substância produzida pelas abelhas tem inúmeras propriedades, sendo uma das mais conhecidas o seu efeito anti-inflamatório que o ajudará tal como o ómega 3;

Glutamina – os níveis deste aminoácido no organismo descem para cerca de metade após a prática de exercício intenso, diminuindo assim a proteção contra os radicais livres e consequentemente debilita o sistema imunitário e atrasa a recuperação;

Gengibre – estudos comprovam que esta raiz diminui a concentração de IL-6 que é pró-inflamatória. Alguns estudos também comprovaram que para um melhor efeito, o gengibre deve ser consumido no pré-treino.

Cereja – tal como o gengibre, a cereja diminui as concentrações de IL-6, tendo assim também um grande potencial para ajudar na recuperação. Esta fruta consumida em forma de sumo antes do treino, em conjunto com beterraba e melancia, pode contribuir para melhorar o rendimento no treino e a sua recuperação;

Em suma, apesar de estes alimentos e suplementos não apresentarem concentração tão elevadas quanto um medicamentação ótimas estratégias para integrar na rua rotina , pois apresentam concentrações mais adequadas que um fármaco.

 

As Nutricionistas da Unidade de Saúde Balance

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