Como é que os atletas de alta competição conseguem levar o seu corpo ao limite e ainda competir ao mais alto nível? Qual o segredo para conseguirem manter os seus níveis de performance?

Sente que acaba os treinos demasiado cansado? Fica com dores musculares durante muito tempo?

09247-the-best-recovery-practices-for-endurance-athletes-700x394.jpgwidth700height394extSaiba quais as melhores estratégias para uma melhor recuperação!

 

Vários métodos têm sido descritos como benéficos para diminuir a sensação de fadiga e dores musculares, e consequentemente, aumentar a performance.

Neste número destacamos 3 que são de fácil aplicação.

 

Recuperação Ativa

Termine o seu treino com 10-15 min de corrida ou bicicleta a um ritmo lento e uma carga baixa.

 

Banhos de “Gelo”

Mergulhe as pernas num contentor com água a uma temperatura entre 15-10ºC, durante 10 minutos.

Efeitos: Ajuda na circulação da linfa e sangue, permitindo que haja um maior fornecimento de oxigénio e nutrientes às células, otimizando os processos de regeneração.

 

Massagem

Utilize um rolo de auto-massagem ou uma bola de lacrosse/ténis para massajar os músculos que trabalhou durante o treino.

Efeitos: Diminui a tensão muscular, aumentando a sensação de bem-estar através da ativação de vias inibitórias da dor na medula espinal.

 

 

Atenção: Estas estratégias não substituem uma alimentação saudável e descanso regular. Se mesmo assim, sente que algo não está a resultar, procure um médico ou outro profissional competente.

 

Bernardo Martins

Fisioterapeuta na Unidade de Saúde Balance

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