Chega o outono e com ele o tempo mais fresco. E eis que as ruas são invadidas pelo cheiro a castanhas assadas e, em casa, onde antes estava fruta de verão começam a estar as nozes ou a batata-doce assada. Como fugir de tais tentações?!

A boa notícia é que não precisa de fugir!

 

Castanha assada: a castanha é um alimento fonte de hidratos de carbono, muito embora esteja incluído no grupo dos frutos secos. Contém ainda quantidades apreciáveis de antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina C e diversos minerais. Pode perfeitamente incluir ½ dúzia castanhas assadas num lanche, complementando com uma fonte proteica.

Batata-doce assada: é igualmente fonte de hidratos de carbono à semelhança da sua parente batata branca, no entanto o seu potencial vem da quantidade de vitamina A que possui, em sinergia com o seu potencial antioxidante. Como a vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, a melhor forma de comer a batata-doce seria cozida a vapor com um fio de azeite. No entanto, a batata-doce assada configura um alimento saudável que, à semelhança das castanhas, pode inserir num lanche acompanhado de uma fonte proteica.

Nozes: sendo um fruto seco possuem alto teor de gordura, no entanto estamos a falar de gordura insaturada. As nozes tem um efeito muito positivo no colesterol, contribuindo para a diminuição do LDL (“mau colesterol”) e o aumento do HDL (“bom colesterol”). Aqui, o truque passa pela quantidade que ingere. Pode incluir as nozes como snack acompanhadas com fruta ou iogurte não açucarado.

 

Tânia Carreira
Nutricionista na Unidade de Saúde Balance

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