NutriTalks #20 – 4 Alimentos da Época

Publicado a 3 de Janeiro de 2018 . Na categoria:Artigos Notícias Notícias & Artigos .

 

Endívia: fazendo parte da família da chicória tem, como esta, um sabor amargo. Sendo pouco calórica é muito rica em ácido fólico. Pode ser utilizada em saladas, bem como cozida.

Rutabaga: esta é uma hortaliça da família do nabo, assemelhando-se a um nabo mais alongado. É rica em água, fibra, vitamina C e ferro, o que faz dela um excelente aliado no inverno. Pode ser utilizada cozida ou assada como acompanhamento, bem como em sopas, purés ou estufados.

Kiwi: é uma fruta riquíssima em vitamina C (mais que a laranja!), bem como nas vitaminas A e E, e em cálcio e ferro. As suas inúmeras sementes fazem do kiwi um aliado para a regulação do trânsito intestinal. Pode ser utilizado em saladas de fruta, como sobremesa ou simplesmente para completar um lanche.

Tamarilho: é um fruto rico em vitamina B6, C e E, bem como em ferro, magnésio, cobre e potássio. Contém ainda quantidades apreciáveis de antocianinas, flavonóides e carotenóides, compostos antioxidantes que contribuem para a manutenção do nosso sistema imunitário.

 

Joana Hipolito

Nutricionista na Unidade de Saúde Balance

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