Segundo Gary Chapman, existem 5 linguagens básicas pelas quais o amor é expressado e compreendido. Cada pessoa nasce com uma maneira específica de identificar, receber e dar!
Neste dia tão especial, mais do que celebrar o Dia dos Namorados, queremos celebrar o Dia do Amor e recordar da importância deste sentimento.
Com as devidas adaptações, as linguagens podem, e devem ser utilizadas em qualquer situação e/ou ambiente para resolver conflitos e criar mais conexão. Por isso , hoje explicamos quais são as 5 linguagens do amor e como as usar no ginásio!
1. PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO
Elogios sinceros, dicas e feedbacks construtivos são sempre bem-vindos, seja de um profissional de exercício a um sócio, entre elementos da equipa e até entre sócios. É algo que está sempre no topo da lista da maioria das pessoas, independente da idade e/ou genéro.
2. QUALIDADE DE TEMPO
Quando está a treinar com amigos, a cara metade ou com o seu PT dedique a sua atenção e foco neles e no treino. O facto de dedicar-lhes atenção e estar focado cria vínculos genuínos e fortalece a confiança. Lembre-se disso antes de cancelar treinos com aquela pessoa especial ou com o PT. Ah, e largue o telemóvel no ginásio quando está acompanhado.
3. presentes
Dar um pequeno presente com significado ajuda a construir memórias positivasde celebração. Por exemplo, oferecer uma moldura a um amigo do ginásio ou à cara-metade, com várias fotos de vários treinos ou até entre elementos da equipa, oferecer bilhetes para aquele espectáculo porque a equipa merece esse mimo.
4. gestos de serviço
Que tal oferecer ajuda sempre que vir alguém no ginásio a precisar? Às vezes é só preciso aquele empurrão para conseguir finalizar a última repetição. Ou simplesmente ter a gentileza de servir um café para aquele colega de equipa que está cheio de trabalho e ainda não parou. Ou até de abrir a porta para a pessoa que está carregada de sacos e malas?
Pequenos gestos que valem mais do que mil palavras.
5. toque físico
Muitas pessoas gostam de sentir o conforto de um toque físico. De forma apropriada, sem invandir o espaço pessoal do outro, dê um abraço, um leve toque no ombro ou um aperto de mãos firme e caloroso. Desta forma pode motivar o outro a continuar a fazer mais e melhor.