São poucas as Pessoas que no seu ciclo de vida nunca realizaram um movimento de torção do pé que gerou dor ou desconforto. Contudo, quando acontece, a maioria dos casos não sabe realmente que lesão fez, qual a sua gravidade e muito menos procura acompanhamento especializado neste tipo de casos.
A Entorse do Tornozelo, clinicamente falando, é das lesões músculo-esqueléticas mais frequentes. Ocorre quando os ligamentos que ligam os ossos da articulação do tornozelo são estirados para além da capacidade normal, podendo resultar numa lesão dos tecidos.
O mecanismo de Entorse ocorre geralmente devido a movimentos bruscos como virar o pé de lado, especialmente quando o pé está apoiado no chão. Atividades físicas intensas e terrenos irregulares podem aumentar o risco de Entorses do Tornozelo.
Alguns sintomas mais comuns é dor, inchaço, hematoma, dificuldade em movimentar o tornozelo e, em casos mais graves, instabilidade ao caminhar. Entorses mal tratadas podem causar problemas crónicos como instabilidade do tornozelo, osteoartrite, entre outros. Deste modo, quando esta lesão ocorre, é fundamental ser avaliado por um(a) Fisioterapeuta, de modo a ser acompanhado e a seguir as orientações de recuperação do(a) profissional de saúde.
Caso tenha alguma questão sobre este tipo de lesão, procure o(a) Fisioterapeuta da sua Unidade de Saúde Balance by ForPhysio mais próxima (Caldas da Rainha, Lumiar e Avenida da República — Lisboa).
Escrito por:
Ana Clara
Fisioterapeuta Unidade de Saúde Balance by ForPhysio