Ouvimos muitas vezes alguém dizer-nos: “Endireita as costas!” ou “Estás torto!”. Mas, afinal, como deve ser a nossa posição corporal quando estamos sentados, deitados ou de pé? A verdade é que não existe uma postura correta.
Todos nós adotamos uma posição confortável para a nossa coluna, diferente do que qualquer outra pessoa e nenhuma está certa ou errada. O que devemos ter em mente é não permanecer longos períodos na mesma posição. Ainda assim, a nossa coluna pode sofrer alterações e desvios, ao longo do tempo, que podem manifestar-se em sensações negativas como a dor.
Como tal, devemos procurar um profissional adequado, como o fisioterapeuta, para realizar uma avaliação postural. Através da avaliação postural, é possível:
Identificar desvios posturais, como a distribuição do peso corporal, alinhamento da cabeça, ombros, anca, joelhos e tornozelos, tanto em repouso como em movimento;
Analisar compensações musculares, pois certas regiões do corpo podem estar sujeitas a maior tensão e desenvolver rigidez;
Identificar desequilíbrios musculares, ou seja, avaliar a diferença de força muscular por exemplo entre membros;
Avaliar a sobrecarga articular, de forma a reduzir o risco de degeneração precoce das articulações.
Após esta avaliação, segue-se o planeamento da intervenção personalizada e adequada às alterações posturais da Pessoa. Esta intervenção pode incluir exercícios específicos, designados frequentemente por exercícios corretivos. Aqui, será possível integrar exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, assim como exercícios para melhoria das amplitudes articulares e controlo do movimento, que contribuirão para a eficácia do movimento, e que servirão como ferramentas para a educação postural e assim aumentar o bem-estar e qualidade de vida da Pessoa.
Escrito por:
Beatriz Silva
Fisioterapeuta Unidade de Saúde Balance by ForPhysio