RESOLUÇÕES DE ANO NOVO: COMO CUMPRI-LAS NO GINÁSIO
“Em janeiro vou entrar num Ginásio”, quantos de nós já ouvimos esta frase por parte de amigos e familiares, que, infelizmente, na maioria das vezes, não passa de uma explosão de emoção e de adrenalina associada ao novo ano…?
As “asneiras” que cometemos na semana do Natal e do Ano Novo potenciam este sentimento de mudança, ainda que devesse estar presente em todos os meses do ano. Ainda assim, importa realçar a importância deste passo (o mais difícil), uma vez que se trata de uma mudança considerável na vida de uma pessoa.
Entrar num ginásio, particularmente no início do ano e pela primeira vez, é seriamente complicado. As personalidades e os objetivos de cada um influenciam a maneira como é feita esta entrada, muitas vezes a “pé juntos”. A grande maioria inicia com vergonha e com alguma expetativa sobre este hábito de vida. Isto porque, o ser humano, por natureza, é assim aquando do início de uma nova aventura. É algo normal e natural.
Para conseguirmos facilitar este processo de entrada, precisamos, em primeiro lugar, de nos questionar “O que eu quero MUDAR?” e “Qual é o meu objetivo?”:
- Pretendo algo estético ou mais ligado à saúde e/ou ambos?
- Quero criar uma rotina de vida constante e /ou quero um objetivo curto/médio prazo (#ProjetoVerão)?
Estas perguntas, por mais simples que pareçam, ajudam imenso a conseguir dar o primeiro passo. Após esta reflexão, temos de perder um pouco da nossa “vergonha” e pedir ajuda a profissionais.
É crucial entender que estamos no começo de algo totalmente novo e precisámos de ajuda para dar o impulso, pelo menos nesta primeira etapa. De igual forma, é indispensável, entender que vou investir em MIM, ou seja, o que eu fizer tem de ser adaptado e considerando as minhas particularidades (isto é, os meus objetivos, o meu corpo, a minha idade, a minha vida profissional/pessoal, e etc…).
Só assim faz sentido começar, pois só desta maneira é que eu invisto VERDADEIRAMENTE EM MIM.
Vai investir verdadeiramente em si?
Artigo redigido pelo Gestor de Treino Francisco Ribeiro, do Balance Guimarães