A receita para uma vida saudável inclui vários ingredientes essenciais, onde a alimentação, o exercício físico e o sono desempenham um papel crucial. A evidência científica mostra que estes 3 pilares estão profundamente entrelaçados, e, portanto, não é possível dizer que um é mais importante do que outro, são todos essenciais!
QUANDO O ASSUNTO É ALIMENTAÇÃO…
A combinação e a distribuição nutricional e a ingestão total de líquidos devem ser ajustados ao nível e tipo de atividade física praticada. Os alimentos quando ingeridos nos momentos certos têm impacto no rendimento desportivo e na sensação de cansaço ao longo do dia.
Além disso o que comemos afeta também a qualidade do sono, sendo que nutrientes como os antioxidantes, proteínas ricas em triptofano e hidratos de carbono de alto índice glicémico podem melhorar a qualidade sono. Assim, intervenções nutricionais tanto no tipo de alimento como no timing da ingestão devem ser tidas em conta na rotina diária.
olhando para o sono…
Estudos recentes mostram que a privação do mesmo influencia as hormonas relacionadas com o apetite: diminuição da leptina e aumento dos níveis de grelina. Estas alterações provocam um aumento do apetite e, consequentemente, uma maior ingestão alimentar e aumento ponderal.
E não deixando de salientar que o descanso insuficiente gera uma recuperação incompleta do tecido muscular, podendo levar a ser menos ativo durante o dia e reduzir a força muscular durante os treinos.
ENTÃO E ONDE SE ENCAIXA O TREINO?
A prática regular de exercício físico pode beneficiar a quantidade e a qualidade do sono. Realçando os aspetos positivos não é só para o bem-estar físico, mas também mental, podendo melhorar quadros de ansiedade e depressão.
Além disso, como é evidente a prática de atividade física quando associada a uma alimentação adequada potencia melhorias da composição corporal.
Resumindo, de pouco adianta abraçar um destes pilares com afinco, se depois não tem atenção aos outros que estão fortemente interligados. A adoção de um estilo de vida saudável exige disciplina e compromisso nestes 3 pilares.