O período do Natal e do Ano Novo é caraterizado por uma maior ingestão de alimentos bem mais calóricos, ricos em açúcar e gorduras saturadas, o que nos pode levar a cometer alguns excessos e a ganhar algum peso e gordura corporal. Após as festas, é importante retomar à alimentação normal e equilibrada de forma a que os resultados obtidos durante os meses anteriores não fiquem comprometidos.
Aqui ficam 6 Dicas para combater estes excessos:
- Defina objetivos realistas
Não adianta definir o objetivo de perder 20kg num mês, se sabe que não é possível alcançá-lo. Se neste momento vai ao ginásio 1 a 2 vezes por semana, experimente definir o objetivo de começar a ir 3 vezes. Enquanto os objetivos muito grandes levam à rápida perda de motivação, os mais pequenos e realistas aumentam o nosso foco e tornam-se mais fácies de alcançar.
2. Não faça detox, nem dietas muito restritivas
Para desintoxicar o corpo, apenas necessitamos dos nossos órgãos. São eles os responsáveis por esse processo. Os sumos detox, podem ser ricos em vitaminas e minerais, no entanto não têm a capacidade de eliminar as toxinas do organismo. Além disso, dietas muito restritivas estão associadas a perda de massa muscular e a uma ingestão inadequada de nutrientes. Foque-se em manter uma alimentação saudável e equilibrada.
3. Aumente a ingestão de água
Durante este período, também é muito comum existir uma ingestão excessiva de álcool, que pode contribuir para a desidratação e para a retenção de líquidos. Além disso, a ingestão insuficiente de água pode levar-nos a confundir a sensação de sede com a de fome, o que resulta num maior consumo alimentar. É importante garantir uma boa ingestão de água e/ou chá ao longo do dia.
4. Aumente o consumo de hortofrutícolas
Para além de serem ricos em vitaminas e minerais, oferecem um grande volume, com poucas calorias, sendo grandes aliados na perda de gordura corporal. Além disso, são também ricos em fibras, que regulam o nosso intestino e nos permitem ficar saciados durante mais tempo.
5. Pratique atividade física
Além dos seus benefícios a nível de perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, oferece diversos benefícios à nossa saúde, como por exemplo, o controlo da glicemia e a redução do colesterol. Comece aos poucos e vá aumentando a frequência e intensidade ao longo do tempo.
6. Consuma as sobras com moderação
Pode, por exemplo, acompanhar o seu café com um chocolate, de vez em quando, ou congelar as sobras dos bolos e doces e comê-las ao longo dos meses seguintes.
Acima de tudo é importante relembrar que se a alimentação for adequada e equilibrada nos restantes dias do ano, não é um dia ou uma refeição que irá atrapalhar o progresso. Estes momentos de convívio e celebração fazem parte e não devem ser uma fonte de culpa ou preocupação, sendo que não devemos deixar de aproveitar estas situações com medo de prejudicar os resultados. Devemos sim focar no equilíbrio e em gerir da melhor forma.
Escrito por:
Rita Pereira, 5257N
Nutricionista Balance