Image Alt

6 DICAS PARA RENTABILIZAR O SEU TEMPO PARA TREINAR

É normal que nos dias que correm, com o ritmo acelerado a que vivemos, fazermos uma boa gestão do nosso tempo livre seja um desafio. No entanto, na maioria das vezes para ter tempo, basta sermos mais flexíveis e mudar a nossa rotina.

Fazer exercício é fundamental e não deve deixar de o fazer porque tem pouco tempo, tem horários apertados ou uma vida ocupada.

Partilhamos 6 dicas que o vão ajudar a rentabilizar o seu tempo para poder treinar

1. Colocar o despertador mais cedo

Dormir é fundamental para que o nosso corpo recupere. Durante este momento, acontecem vários processos biológicos fundamentais para garantir o bom funcionamento do nosso corpo. Sem sacrificar uma boa noite de sono, deite-se mais cedo e coloque o despertador mais cedo. Acorde com tempo, tome um pequeno almoço nutritivo e faça exercício físico, bastam 30 minutos de atividade física. 

2. TORNE O EXERCÍCIO PARTE DA SUA ROTINA DIÁRIA, INCLUA-O NA AGENDA

Não ter tempo é uma das desculpas mais habituais no nosso dia-a-dia. Para evitar que isso aconteça, organize o seu tempo e marque na agenda (ou no telemóvel} uma hora do seu dia para treinar. Pode sempre colocar um lembrete ou utilizar uma aplicação de desporto para não se esquecer que está na hora de treinar.

3. DEFINA OBJETIVOS

Ter objetivos é uma forma de ter motivação extra. O treino não pode ser só para “passar tempo”, pois dessa forma será difícil manter a motivação.

Construa objetivos e metas que quer alcançar em determinado tempo, para que esteja sempre motivado e entusiasmado em atingir esses objetivos e metas. Caso necessite fale com um dos nossos Gestores de Treino, eles ajudaram a definir essas metas, consoante o que necessite e pretende. 

4. EVITE ELEVADORES, USE AS ESCADAS

Seja no trabalho ou noutro espaço, abdique do elevador ou das escadas rolantes, e prefira as escadas. Está a exercitar o seu corpo mais do que aquilo que pensa,  treinando a sua resistência cardiovascular e vários músculos como: quadríceps, glúteos ou os isquiotibiais.

Quer dificultar ainda mais? Tente subir de dois em dois degraus!

5. Caminhe mais e mais rápido

Se não gosta de correr ou se não pode correr (devido a alguma patologia), então andar mais rápido é uma opção, melhorando a sua resistência cardiovascular. Ou então o simples caminhar, durante 30 minutos a 1 hora já vai trabalhar vários músculos e proporcionar-lhe uma sensação de bem-estar.

Experimente fazer uma caminhada alternando 1 minuto a andar a um ritmo normal e 3 minutos a andar mais rápido. Vai ver os resultados a aparecer e a resistência a aumentar. 

Além disso aproveite as suas deslocações, evite transportes públicos e caminhe! 

6. SOCIALIZE ENQUANTO FAZ EXERCÍCIO FÍSICO

Ter vida social é muito importante. E não deve deixar de o fazer porque tem pouco tempo, nem deve deixar de fazê-lo para ir fazer exercício, mas então porque não juntar os dois?

Não tem de comprometer a sua vida social, nem a sua hora de treino, portanto porque que não partilhar a experiência de treino? Combine com o eu amigo e/ou familiar uma ida ao ginásio, fazerem uma aula de grupo em conjunto ou uma corrida na rua.

MOTIVAÇÃO É O QUE PRECISA PARA COMEÇAR. HÁBITO É O QUE PRECISA PARA CONTINUAR.

Close
About