Se parou de treinar durante este período de férias, não é um caso único. Há demasiadas circunstâncias que nos desviam do rumo ou dos objetivos que planeamos. Nem sempre se trata de determinação ou de simplesmente querer, existem fatores que influenciam o nosso comportamento sem que disso tenhamos, muitas vezes, consciência. Mas isso não significa que estejam fora do nosso controlo. E isto não é válido apenas para o exercício, mas também para qualquer área da nossa vida.
É nestas alturas que necessitamos de uma injeção de adrenalina para ganhar um novo estímulo e recomeçar os treinos com o foco nos objetivos definidos. Deixamos aqui algumas dicas de como recuperar a motivação pós-férias.
identifique momentos cruciais
Descubra os momentos-chave em que decide não ir treinar e tome consciência deles! Nessas ocasiões, pense nos seus objetivos, situe-os no momento e deixe que sejam eles a orientá-lo para o rumo certo. Normalmente, tomamos a decisão certa quando a conseguimos relacionar com uma meta futura, tornando esta prática importante.
A consistência é a chave para o sucesso!
Diálogo interior
A forma como pensamos muda a forma como nos comportamos e como observamos a realidade. Cultive pensamentos positivos na sua mente que o encorajem a sair do sofá para praticar exercício físico. Troque as desculpas por soluções, mesmo que o tirem da sua zona de conforto. As coisas que fazem parte dos nossos monólogos privados são um dos fatores essenciais.
preste atenção ao seu ambiente
Talvez a sua situação laboral ou em casa esteja a impedir de treinar ou talvez tenha sempre pacotes de bolachas no armário e não consiga parar de os comer. A chuva é também uma desculpa para não ir treinar?
Estas são pequenas coisas que têm um efeito poderoso, e podem estar a contribuir para que não consiga melhorar os seus hábitos de vida.
Mude o ambiente de forma subtil! Escreva uma lista de objetivos que quer fazer todos os dias e marque-a conforme os vai fazendo. Olhe para a lista e consciencialize as etapas que ainda estão por completar. Reorganize a sua rotina com base num plano.
INFLUÊNCIAS
Ter pessoas no seu círculo de amizades que contribuam para os seus propósitos, é uma ajuda para o sucesso.
Dizem que somos a soma das cinco pessoas com quem passamos mais tempo, se passamos o dia inteiro com essas pessoas, convidá-las a participar
numa realidade de que todos podem beneficiar é ótimo, e desta forma passam um bom momento e ainda contribuem para o bem-estar de todos.
Agarre num amigo e desafie-o a ir treinar, a ir experimentar uma aula ou até a fazer uma caminhada. A prática de atividade física com companhia é muito mais desafiante e divertida.