Image Alt

importância do treino em meio aquático

O Treino dentro de água tem inúmeros benefícios à saúde física e mental, desde ajudar no emagrecimento, fortalecer os músculos e até colaborar no fortalecimento do sistema imunológico.

Mas existem alguns benefícios que só esta atividade oferece, como:

Movimento isocinético

No treino dentro de água, a força aplicada do seu movimento é diretamente proporcional à força da resistência recebida. Ou seja, se empurrar a água com leveza, encontrará uma resistência leve; se for forte, a resistência será forte. Assim, é possível trabalhar diferentes tipos de treino, com foco em mais força ou mais resistência.

Aumento da performance

Já treina há algum tempo, mas nunca foi à piscina? Saiba que a prática regular e orientada em meio aquático vai ajudar a melhorar a sua performance, em especial a cardiorrespiratória!

Combinar atividades aquáticas com a musculação é benéfico pelo baixo impacto articular, recuperação e relaxamento muscular, fazendo com que o risco de lesões seja menor.

Sugestão: Para melhorar o seu desempenho do treino de força combine a ida à piscina 2 a 3 vezes por semana.

Redução da sobrecarga articular e menor risco de lesão

Devido ao baixo impacto do movimento realizado na água, o treino na água é uma ótima opção para quem está a recuperar de lesão. Sendo também uma ótima para quem deseja continuar em forma, mas está impossibilitado de executar uma atividade de alto impacto.

Redução da frequência cardíaca

Ao contrário de desportos como futebol, corrida e ciclismo, que aumentam a frequência cardíaca, a pessoa que treina na água, acaba por reduzir o número de batimentos por minuto. A grande vantagem de ter um coração treinado e uma frequência cardíaca de repouso baixa é que protege muito mais o seu coração.

Um coração ativo precisa bater menos vezes, “desgastando-se” menos do que um coração sedentário.

Ajuda no tratamento de doenças

Se sofre de doenças crónicas, como a diabetes ou cardiopatias, o exercício em meio aquático serve de auxílio no tratamento e prevenção de situações mais graves. Reduz ainda sintomas de asma e ajuda na respiração, isto porque o ambiente húmido fortalece os músculos torácicos, o que aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões, amplificando a capacidade de captar oxigénio.

Promove o bem-estar

Durante o exercício, o corpo liberta endorfina, a hormona do prazer, que provoca uma sensação de prazer, liberdade, satisfação e felicidade. Ao promover boas sensações, também vai influenciar positivamente o nosso humor e reduzir a tensão e stress do dia a dia.

Se tinha dúvidas relativamente aos benefícios que o treino em meio aquático pode trazer, esta é a altura ideal para esclarecer e experimentar estímulos diferentes, seja qual for o objetivo.

Escrito por:

Inês Fernandes

Diretora Técnica Balance 

Close
About