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produtos magros, light ou zero – o que precisa de saber? 

Light, magro, zero açúcares adicionados, sem açúcar,… Para a grande maioria dos consumidores, os rótulos alimentares são um puzzle daqueles complicado, não sabem bem por onde começar, nem sabem bem ler as informações nutricionais que, entre palavras desconhecidas e números que não se sabe o que significam, fica muito complicado descodificar. Além disto, as embalagens dos alimentos hoje em dia, de forma a corresponderem às variadas exigências dos compradores apresentam algumas designações pertencentes ao grupo dos denominados “produtos dietéticos”.

Mas afinal, quais as diferenças entre estes produtos e como podemos beneficiar de cada um deles?

PRODUTOS LIGHT

Neste tipo de produtos reduz-se em pelo menos 30% um determinado ingrediente (açúcar ou gordura), comparativamente a um produto semelhante. Uma vez que se dá esta redução de um ou mais ingredientes, os produtos “light” podem apresentar menos calorias que um produto equivalente sem ter esta designação.

PRODUTOS magros

Um produto é considerado “magro” quando apresenta um teor baixo de gorduras, ou de forma mais especifica, um valor inferior a 3g de lípidos por cada 100g.

Dentro deste leque de produtos, os mais fáceis de encontrar no mercado e aqueles que muitas vezes pode fazer mais sentido optar no dia-a-dia, costumam ser os produtos lácteos (leite, iogurte e queijos). Neste tipo de produtos dá-se uma perda de vitaminas lipossolúveis, contudo o teor proteico e de cálcio mantém-se, o que acaba por ser positivo e em casos de excesso de peso ou doentes do foro cardiovascular pode ser muito benéfico e uma das estratégias nutricionais mais usadas.

PRODUTOS ZERO

Os produtos zero são produtos onde se reduz um determinado nutriente, por norma essa redução é feita ao nível dos açúcares ou das gorduras, não significando isto que este tipo de produtos sejam totalmente zero. Ou seja, podem ser produtos que realmente contêm poucas calorias, contudo não quer dizer que sejam interessantes do ponto de vista nutricional.

Desconfie sempre de alegações como: “zero açúcares” ou “zero gorduras”, porque por exemplo, um produto zero açúcares normalmente pode não conter sacarose ou açúcar descrito na lista de ingredientes, no entanto se analisarmos com atenção muitas vezes podemos ver que apresenta os chamados “açúcares escondidos” ou adoçantes que não conferem calorias ao produto, mas que estão lá na mesma e desta forma o objetivo de consumir algo sem açúcares adicionados e que é zero, fica sem efeito.

Ora vejamos um exemplo concreto:

Lista dos vários nomes dos “açúcares escondidos” nos rótulos alimentares:

  • Sacarose
  • Frutose
  • Açúcar invertido
  • Açúcar mascavado
  • Açúcar de coco
  • Dextrose
  • Glicose
  • Maltose
  • Maltitol
  • Melaço
  • Mel
  • Glucose
  • Xarope de glucose
  • Xarope de ácer
  • Xarope de glicose
  • Xarope de arroz
  • Xarope de agave
  • Xarope de milho

Nem tudo é mau e estes produtos zero, em certas circunstâncias e condições podem ser benéficos, como por exemplo, numa perda de peso onde existe uma ingestão de um certo tipo de produtos e a pessoa faz a substituição por um produto zero para continuar a consumir o alimento, mas com poucas calorias, diminuindo a ingestão de forma diária de açúcares ou gorduras ou então para pessoas que apresentam doenças que implicam dietas especificas e mais restritas como é o caso dos diabéticos ou dos doentes celíacos e estes produtos também podem ser uma opção.

Agora que já sabe o que significam estas alegações tão comuns em muitos produtos disponíveis no mercado, opte por aquela que lhe faz mais sentido e que melhor se enquadram na sua alimentação.

Escrito por:

Helena Lopes (5243N)

Nutricionista Balance

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