Image Alt

Quando a cabeça não tem juízo…

Nunca a letra de uma canção, ligeiramente adaptada, fez tanto sentido neste dia onde celebramos o Dia Mundial do Coração.

É de conhecimento geral que as doenças cardiovasculares (DCV) são e continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no Mundo, atingindo cerca de 17,5 milhões de pessoas por ano!

PORQUE É QUE EM 2022 ESTE NÚMERO CONTINUA A AUMENTAR?

A maioria está associada a hábitos e a comportamentos pouco ou nada saudáveis, e os recentes resultados do Eurobarómetro relativamente aos índices de atividade física e desporto em Portugal vieram reforçar ainda mais o porquê deste número continuar a aumentar.

Segundo os dados publicados, este ano reforçámos o 1º lugar no país mais inativo da Europa!

Resumidamente, Portugal em 2013 tinha 64% das pessoas a dizer que nunca pratica atividade física, já em 2018 eram 68% e em 2022 são 73%, o que é um número absolutamente devastador! (poderá consultar mais >> www.portugalactivo.pt/sites/default/files/documentos_publicos/eurobarometro_portugal_-_desporto_e_atividade_fisica_2022.pdf)

Tendo em conta que a prática regular de uma atividade física diminui cerca de 40% a probabilidade de ter um problema cardiovascular, estes números são absolutamente devastadores para a nossa sociedade. 

De acordo com a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) é essencial estimular um estilo de vida mais saudável, nomeadamente efetuar pequenas mudanças como:

  • uma Dieta equilibrada é a receita perfeita para um coração saudável;
  • a prática de atividade física, ajuda o coração a viver mais e melhor;
  • diga adeus ao tabaco.

Estas mudanças podem parecer simples, mas pequenas alterações no seu dia a dia representam grandes progressos na prevenção de doenças cardíacas.

Hoje, como pode confirmar, não temos muito a comemorar, mas temos muito a fazer! Aproveite este dia, o Dia Mundial do Coração, para começar a tratar da saúde do seu coração.

Close
About